Um usuário deve ter uma licença do Google Apps antes de poder usar o Gmail, o Google Drive ou qualquer aplicativo que faça parte do Google Apps. Você pode atribuir licenças para usuários individualmente ou atribuir licenças automaticamente para cada usuário que for criado.

Se você optar por atribuir automaticamente licenças do Google Apps a cada usuário de sua organização, é possível especificar o que acontecerá se você tentar adicionar novos usuários depois que as licenças disponíveis do Google Apps tiverem terminado:

  • Se a caixa de seleção Impedir a criação de usuários, a menos que licenças suficientes estejam disponíveis for marcada, como acontece por padrão, o Google não criará usuários se não houver licenças do Google Apps suficientes.
  • Se a caixa de seleção não estiver marcada, o Google criará novos usuários, mas eles não terão acesso ao Google Apps.


Para atribuir licenças de produtos:

  1. Faça o login no Google Admin Console.
  2. No painel, clique em Faturamento. Onde está?

    A página "Faturamento" relaciona todos os produtos comprados, além das informações básicas sobre sua assinatura.

  3. Clique em  ao lado do produto para o qual você deseja atribuir licenças.
  4. Na página de gerenciamento de licenças, execute uma das seguintes ações:


Atribua uma licença a cada usuário em sua conta:

  1. Clique na guia Gerenciar licenças.
  2. Ao lado de Atribuição automática de licenças, marque a caixa para atribuir licenças a todos os usuários que não as receberam.
  3. Se estiver disponível, escolha uma opção de licença na lista suspensa abaixo da caixa de seleção.

A ativação da atribuição automática de licenças permite que cada usuário da conta que não tem uma licença atribuída para esse produto no momento receba uma. Essa opção também atribui uma licença a cada novousuário adicionado à sua conta posteriormente. Caso não tenha mais licenças disponíveis, os usuários são adicionados sem atribuir uma licença, com uma possível exceção para licenças do Google Apps.


Atribua uma licença a usuários individuais:

  1. Clique na guia Usuários não atribuídos.
  2. Marque a caixa ao lado dos usuários aos quais deseja atribuir uma licença.
  3. Clique no botão Atribuir e escolha a opção de licença desejada na lista suspensa que será exibida.

    A lista também exibe o número de licenças adquiridas e o número de licenças em uso.

Isso atribui uma licença aos usuários selecionados que são movidos da guia Usuários não atribuídos para a guia Usuários atribuídos.


Faça Upload de uma lista de usuários:

  1. Clique na guia Gerenciar licenças.
  2. Ao lado de Atribuir licenças em massa a usuários, clique em Escolher arquivo. Selecione um arquivo CSV de seu computador ou rede para enviar ao console.

    O arquivo deve ser de texto e conter o endereço de e-mail completo de cada usuário a quem você deseja atribuir uma licença (incluir um endereço por linha).

  3. Clique em Upload.

Isso atribuirá uma licença a cada usuário do arquivo CSV.


Atribua uma licença a uma Unidade Organizacional:

  1. Clique na guia Usuários não atribuídos.
  2. Clique no link Organização logo abaixo das guias e selecione a organização a qual você deseja atribuir licenças.

    Isso mostra quantos usuários têm e não têm licenças na organização.

  3. Clique no botão Atribuir e selecione a opção de licença na lista suspensa.

    Se alguns usuários da organização já tiverem licenças, será perguntado se você deseja substituir as licenças desses usuários ou apenas atribuir licenças aos usuários que ainda não as têm.

Observe que a atribuição de licenças a uma unidade organizacional concede uma licença apenas aos usuários dessa organização. Os usuários em suborganizações não recebem licenças.


Se não tiver licenças suficientes disponíveis para os usuários aos quais você está tentando atribuir licenças, uma mensagem de erro será exibida e as licenças não serão atribuídas. Reduza o número de usuários ou entre em contato com Multiedro via email suporte@multiedro.com.br ou nos ligue no 3074-7909