1. Certifique-se de que esteja logado na conta que deseja gerar o backup e acesse o link: https://takeout.google.com 

  2. Desmarque todas as opções e marque apenas a opção Mail.

  3. Caso queira migrar apenas alguns marcadores específicos e não todo o e-mail do usuário, clique na seta ao lado da chave e selecione os marcadores desejados.
     

  4. Na personalização do arquivo, recomendo as opções abaixo:

  5. A página do takeout pode ser fechada após estes procedimentos e o arquivo será enviado por e-mail. O tempo pode variar de acordo com o tamanho do arquivo que será gerado, ao receber o arquivo extraia a pasta em algum local do computador.

  6. Após receber o arquivo no e-mail, note que é um arquivo do tipo .mbox. Para ler este tipo de arquivo vamos precisar de alguma ferramenta que faça isso como o Thunderbird: https://www.mozilla.org/pt-BR/thunderbird/

  7. Após a instalação do Thunderbird, baixe a extensão ImportExportTools, ela é responsável pela leitura de arquivos .mbox: https://addons.mozilla.org/pt-BR/thunderbird/addon/importexporttools/

  8. Para abrir o arquivo .mbox no Thunderbird, clique com o botão direito do mouse nas Pastas locais > Importar/Exportar no formato mbox/eml > Importar ficheiro mbox:
     
    Na tela seguinte, selecione a opção Importar diretamente um ou mais ficheiros mbox e clique em Ok. Vá na pasta onde o arquivo .mbox foi extraído e selecione.

  9. Note que no passo anterior, o marcador aparecerá nas pastas locais. Para que o marcador possa ser enviado precisamos configurar a conta que irá receber os e-mails contidos no arquivo .mbox no Thunderbird. Clique no menu do Thunderbird > Opções > Configurações de conta. No canto inferior esquerdo em Ações de conta, selecione a opção Nova conta de e-mail…, insira os dados de acesso da conta e clique em Continuar .Possivelmente o Thunderbird não irá localizar as configurações do servidor IMAP e SMTP, altere para as configurações corretas conforme imagem abaixo:

  10. Para passar um marcador local para a sua conta de e-mail, basta clicar no marcador segurar e arrastar para dentro da conta de e-mail, veja imagem abaixo: