Para que os e-mails funcionem adequadamente, é necessário manter os registros MX e SPF configurados corretamente na zona DNS do seu domínio.


Registro SPF: Um registro SPF “Sender Policy Framework” é um tipo de registro "Domain Name Service" (DNS) que identifica quais servidores de e-mail têm permissão para enviar e-mails em nome de seu domínio.

Para configurar o SPF da Google, localize a página de atualização dos registros DNS do seu domínio. Geralmente, o nome da página é algo semelhante a Gerenciamento de DNS, Gerenciamento de servidor de nomes ou Configurações avançadas.

Crie um registro TXT contendo este texto: v=spf1 include:_spf.google.com ~all


Para maiores informações veja o artigo da Google: Configurar registros SPF para funcionar com o G Suite


Registro MX: Um MX record é um tipo de recurso no registro do DNS, especifica como internet e-mail que devem ser encaminhadas utilizando o SMTP. Cada MX record contém uma prioridade e um nome de host, a fim de que a coleta de registros para um determinado nome do domínio aponte para os servidores que deverão receber mensagens de e-mail para este domínio, bem como a sua prioridade em relação a si.

Para configurar o registro MX da Google:


  1. Acesse sua conta do domínio no host de domínio.

  2. Acesse a seção na qual é possível atualizar os registros MX do seu domínio. Essa seção pode ter um nome como "Gerenciamento do DNS", "Configurações do e-mail" ou "Configurações avançadas".

  3. Exclua os registros MX existentes. Se não for possível excluir os registros existentes, altere o número da prioridade para 20 ou mais.

  4. Adicione novos registros MX para os servidores de e-mail do Google. Se seu host de domínio limitar o número de registros MX, adicione os dois primeiros registros nesta tabela.


Valores dos registros MX do G Suite

Nome/Host/Alias

TTL* (Time to Live) ou vida útil

Tipo de registro

Prioridade

Valor/Resposta/Destino

@ ou deixe em branco

3.600

MX

1

ASPMX.L.GOOGLE.COM

@ ou deixe em branco

3.600

MX

5

ALT1.ASPMX.L.GOOGLE.COM

@ ou deixe em branco

3.600

MX

5

ALT2.ASPMX.L.GOOGLE.COM

@ ou deixe em branco

3.600

MX

10

ALT3.ASPMX.L.GOOGLE.COM

@ ou deixe em branco

3.600

MX

10

ALT4.ASPMX.L.GOOGLE.COM


Para maiores informações, veja o artigo da Google: Configurar registros MX para o G Suite e o Gmail