O painel G Suite possui como recurso a opção de renomear usuários, essa opção pode ser prática e facilitar em alguns momentos. Porém ao renomear um usuário é importante estar ciente dos impactos dessa ação.


Para explicar os impactos de renomear uma conta, vamos usar o seguinte cenário como exemplo: João saiu da empresa e foi subsistido pelo Pedro. O administrador do G Suite renomeou a conta joao@minhaempresa.com para pedro@minhaempresa.com.


Normalmente essa é uma escolha adotada por ser a forma mais prática de entregar a conta ao novo funcionário e manter todos os dados. Porém alguns pontos devem ser observados pelo administrador: 


- Essa ação dificulta o entendimento dos logs do G Suite, isso porque quando for realizada uma consulta todas as ações realizadas pelo Pedro serão atribuídas ao João, pois houve uma troca de nome. Isso pode trazer alguma dificuldade em um processo de auditoria no painel G Suite.


- Essa modificação pode deixar alguns resquícios como por exemplo nos contatos. Caso os usuários não deletem o endereço joao@minhaempresa.com dos seus contatos ele pode ser exibido na pesquisa quando procurarmos por pedro@minhaempresa.com.


A Google possui um artigo que descreve os efeitos da alteração do endereço de e-mail principal de um usuário em vários serviços: Impacto da alteração do endereço de e-mail de um usuário.


Sabemos que renomear contas pode ser uma alternativa mais prática e em alguns momentos até a opção mais indicada, porém em situações como o exemplo citado recomendamos que faça o backup da conta (veja o nosso artigo Como realizar o backup de um ex-funcionário antes de deletar a conta?) e posteriormente siga com a exclusão antes de criar o novo usuário.