Existem diversas formas de realizar o backup de uma conta antes de deletar. É altamente recomendado realizar ao menos um dos procedimentos que iremos listar para evitar que alguma informação importante seja perdida com a saída de um colaborador.


Algumas opções de Backup: 


- Outlook: É possível fazer o backup do Gmail da forma mais tradicional, utilizando o Outlook para exportar as mensagens em um arquivo PST. Veja mais informações no artigo Exportar ou fazer o backup de emails, contatos e calendários para um arquivo .pst do Outlook.


- Ferramenta de migração do painel G Suite: a ferramenta de migração do painel G Suite permite que o usuário migre agenda, contatos e e-mails de um usuário para o outro. É importante estar ciente que os dados serão reconstruídos da mesma forma que estavam na origem, caso queira migrar em estrutura diferente de marcadores, por exemplo, a organização deve ser realizada antes da migração. Veja mais informações no artigo Transferir dados entre contas do G Suite.


- Transferir propriedade: além da ferramenta de migração que permite transferir os e-mails entre contas do painel, é possível transferir a propriedade de todos os arquivos do Google Drive de um usuário para outro. Acesse Apps > G Suite > Drive e Documentos > Transferir propriedade:

 


- Google Vault: o Google Vault é uma ferramenta de auditoria, disponível nas licenças Business ou superior, que pode ser utilizada para a realização de backups, pois permite que o administrador exporte E-mails nos formatos PST e MBOX e arquivos do Google Drive. Veja mais informações no artigo Exportar dados do Vault.


- Google Takeout: o Google Takeout é uma ferramenta gratuita disponível para todas as contas Google que permite fazer o backup de todos os serviços para arquivos locais. Ao usar o Google Takeout é importante estar atento sobre qual conta está logada no momento, recomendamos que faça esse procedimento em uma janela anônima. Veja como utilizar o Google Takeout no artigo Como fazer o download dos seus dados do Google.