Os administradores do painel G Suite possuem um recurso fundamental para auxiliar a resolver problemas de envio e recebimento de e-mails, esse recurso fica na seção de relatórios e se chama "Pesquisa de registro de e-mail".


A pesquisa de registro de e-mail é um relatório de auditoria para analisar o fluxo de uma mensagem. É possível identificar de cada mensagem informações como remetente, destinatários (em grupo e individuais), IPs, se houve alguma falha na entrega, etc. Veja como acessar:


  1. Acesse o painel como administrador;
  2. Clique em Relatórios;
  3. No lado esquerdo, desça até a parte de auditoria e clique em "Pesquisa de registro de e-mail";


Você deverá especificar um intervalo de data da pesquisa. É possível verificar os logs dos últimos 6 meses, porém as mensagens com mais de 30 dias de criação exigem que o administrador possua o ID e especifique os destinatários, para coletar o ID de uma mensagem , veja o nosso artigo "Como coletar o cabeçalho original de um e-mail no Gmail?". Todos os e-mails enviados ou recebidos pelos usuários do G Suite passam pela pesquisa de registro de e-mail. 


Quando não encontro um e-mail na pesquisa de registro de e-mail, o que pode ter acontecido?


  • A mensagem pode ter sido enviada há mais de 6 mêses;
  • Os parâmetros de pesquisa fornecidos pelo administrador estão incorretos;
  • Houve alguma falha local e a mensagem se quer chegou aos servidores da Google;


Veja abaixo um exemplo do que pode ser visto na pesquisa de registro de e-mail:



Os resultados da pesquisa podem ser exportados para uma planilha, basta clicar no ícone de download.