Quando você tem problemas para receber e-mails de algum cliente, fornecedor ou parceiro é possível incluir o seu domínio em uma lista de remetentes confiáveis.
Ao adicionar um domínio na lista de remetentes confiáveis, você está dizendo ao painel G Suite que ele pode ser menos restritivo com e-mails recebidos desse domínio. Veja como realizar essa configuração:
- Acesse o painel G Suite como administrador https://admin.google.com/;
- Clique em Apps > G Suite > Gmail > Configurações avançadas;
- Na seção de Spam, você verá o tópico "Lista de e-mails permitidos". Nesse local é possível incluir endereços de IP separados por virgula:
- Mais abaixo existe um outra opção para que você possa incluir domínios, clique em configurar:
- De um nome para essa regra, sugerimos "Remetentes confiáveis";
- Marque as opções conforme abaixo e clique em "Usar existente ou criar uma nova";
- De um nome para a nova lista, sugerimos clique em Criar:
- A lista será criada vazia, passe o cursor do mouse sobre ela e clique em editar:
- Clique no + para adicionar um novo domínio, você poderá desmarcar a opção "Exigir autenticação do remetente (recomendado).", mas apenas se o domínio for altamente confiável para a sua empresa, veja mais sobre essa opção no artigo: Como a autenticação do remetente protege seu domínio
- Clique em SALVAR;
- Clique em ADICIONAR CONFIGURAÇÃO;
- Clique em Salvar novamente, dessa vez no canto inferior direito da tela;
Sempre que um novo domínio precisar ser adicionado na lista, você poderá usar a mesma. A lista de IPs e de domínios são equivalentes, ambas tem a mesma finalidade. A diferença é que na lista de IPs o administrador pode ser um pouco mais restritivo.